Objetivos

Capacitar os participantes a identificar as principais atividades de manutenção, suas perdas, seus custos e controle, através de indicadores chaves de desempenho, de forma clara, objetiva e baseada em casos reais de KPI - Key Performance Indicators. Capacitar os participantes para ações efetivas de trabalho industrial, com a função manutenção vista como área estratégica, para incrementar resultados econômicos na empresa por meio de projetos de melhoria e redução de custos, com metas definidas de trabalho e comprometimento de resultados.
Apeck - Consultoria de Resultado

O que será aprendido

Confira abaixo quais serão os módulos do Curso Gestão de Indicadores e Custos de Manutenção.

Módulo I - Fundamentos de Manutenção e Gestão de Ativos


    Introdução a gestão de ativos: ABNT NBR ISO 55000:2014; Garantia da manutenção como função estratégica; Funções básicas da gestão, planejamento e controle da manutenção; Alinhamento técnico da engenharia industrial e de manutenção; Resultados financeiros e atividades da manutenção; Liderança e cultura da manutenção; Risco gerenciado na manutenção e gestão de ativos; Serviços melhorados com desempenho financeiro.

Módulo II - Índices e Indicadores da Manutenção


  • Sistema de Desempenho da Manutenção: Tipos de indicadores; A qualidade total e seus componentes; Itens de verificação e de controle; Foco do cliente, meta, objetivo e critérios de medição; Benchmarking e ABRAMAN; O que são KPI e sua determinação; Indicadores da capacitação e de desempenho.
  • Indicadores da Capacitação da Manutenção: Introdução; Definições; Indicadores de capacitação do pessoal; e, Indicadores de capacitação das instalações de manutenção.
  • Indicadores de Capacidade Produtiva: Objetivo; Medições da capacidade da manutenção com a produção; Capacidade instalada; Capacidade requerida; Percentual de utilização; Desempenho global; Eficiência dos equipamentos. Estudo sobre OEE.
  • Indicadores de Desempenho de Equipamentos: Introdução; Medição de disponibilidade; Indisponibilidade; Confiabilidade; Manutenabilidade; Tempo Médio entre Falhas (MTBF); Tempo médio para a falha (MTTF); Tempo médio para reparo (MTTR); Tempo Médio para Restaurar a Função (MTRF); Taxa de falhas e taxa de reparo.
  • Indicadores de Desempenho de Mão de Obra: Considerações sobre mão de obra da manutenção; Benchmarking e ABRAMAN; Backlog e teoria das filas.
  • Indicadores de Gerência de Material, Custos e Financeiro: Introdução à gerência de material na manutenção e PCM; Compras e estoque de manutenção; Indicadores da qualidade e do desempenho; Quais custos medir e como; Sugestão de indicadores; Benchmarking e ABRAMAN; Benchmarking e ABRAMAN.

Módulo III - Custos de Manutenção


  • Introdução a Gestão de Custos de Manutenção: Funções básicas; Atribuições, finalidade da Liderança e da equipe operacional da manutenção; PCM e custos de manutenção; Planejamento estratégico da manutenção e custos de melhoria.
  • Generalidades e definições: Custos, preço, lucro, prejuízo; Custo quanto à natureza, função, apuração e formação; Custo de manutenção direto e indireto; Custo de manutenção próprio e distribuído; Custos de manutenção total; Rateio dos custos de manutenção; Elementos de apuração de custos; Acumulação de despesas em manutenção; Registro de informação básica para custeio; Tipos e orçamentos de manutenção; Gerenciamentos dos custos de manutenção.

Módulo IV - Relatórios Gerenciais de Manutenção


    Sugestão de Relatório Gerencial de Manutenção com seus campos básicos e seus gráficos, incluindo a proposta de indicadores para relatórios de custos, desempenho de equipamentos e mão de obra e sua evolução ao longo do tempo.

Para quem é este Curso?

Gerentes, coordenadores, supervisores, encarregados e analistas que atuam direta ou indiretamente na gestão de custos da manutenção e área de Planejamento e Controle de Manutenção – PCM. Pessoas que desejam conhecer ou reciclar seus conhecimentos de indicadores e custos aplicados à manutenção.

Metodologia e Material Didático

O curso será expositivo, com auxílio da multimídia, filmes, estudos de caso e exercícios de aplicação prática da Gestão de Indicadores e Custos de Manutenção, a fim de ajudar na fixação dos conceitos. Será fornecido aos participantes, apostila e material de apoio complementar referente aos assuntos abordados e outros para pesquisa.

Carga horária

12 horas/aula em quatro dias. Das 17h às 20h.

Certificado

Será fornecido certificado aos participantes que tiverem 100% de frequência no curso.

INSCREVA-SE

R$960,00

curso on-line (ao vivo).

Obs.: A taxa de inscrição inclui material de apoio, apostila e coffee-break. Não está incluído transporte, alimentação e hospedagem.


*Cancelamento

As inscrições só poderão ser canceladas até, no máximo, 05 (cinco) dias úteis antes do início do curso, porém não haverá devolução de valores pagos.
Poderá haver substituição por outro participante, quando se tratar de colaborador da mesma empresa ou grupo, desde que comunicado com devida antecedência por e-mail.