As 3 Capacidades do Líder de Sucesso

25 de abril, 2019

por Ana Carolina Mafra e Thiago Peck do Amaral

Por definição, liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem, entusiasticamente, visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum.

“Seja o pai, o chefe, o vizinho, o amigo que gostaria de ter”.

Isso quer dizer que liderança não é o que você faz mas sim o que você é . Liderança tem a ver com caráter. Uma pesquisa americana mostrou que 99% das falhas de liderança nas empresas são falhas de posturas pessoais e habilidades sociais da pessoa que exerce o cargo de líder.

Isto significa que é possível uma pessoa possuir um cargo de poder e liderança, mas não ter autoridade sobre sua equipe, não sendo de fato um líder.

Conheça a seguir as 3 Capacidade do Líder de Sucesso:

1. Capacidade de fazer Escolhas

As escolhas mais fundamentais da vida das pessoas acontecem geralmente no final da adolescência, para tanto é necessário que a pessoa tenha experimentado a emoção da escolha em situações menos comprometedoras.

Entretanto, elas não param por aí. A capacidade de fazer escolhas ira nos acompanhar durante toda nossa vida e ela é fruto do amadurecimento pessoal que acontece ao longo do tempo, é um processo contínuo que vai da infância à vida adulta.

Escolher é decidir entre uma série de opções, aquela que parece ser a melhor. Para realizarmos bem uma escolha é preciso alguns componentes como:

  • Atenção;
  • Autoconhecimento;
  • Conhecimento das áreas existentes.
  • Senso de urgência em se fazer à escolha;
  • Saber as consequências e responsabilidades que envolvem.
  • Aprenda uma coisa e ganhe outra: e não “dê algo para ganhar em troca” como estamos habituados.
  • Escolhas menores tem impactos maiores.

Existe um aspecto básico da natureza humana que leva uma pessoa em direção a uma maior congruência, ou seja, a tomar a sua decisão que de acordo com a psicologia está relacionado ao grau de exatidão entre a comunicação e a consciência, de realista e objetiva.

Ter maturidade psicológica é ter a capacidade de interpretar o ambiente que se vive para um auto-apoio e uma auto-regulação. O elemento crucial no auto-apoio e na auto-regulação é o equilíbrio. As condições para realizar este equilíbrio envolvem uma conscientização da hierarquia de necessidades de sua vida e sociedade.

Dica: Sua vida está em equilíbrio? Caso sua resposta seja não, reveja suas escolhas.

2. Capacidade para disciplinar-se

Um dos grandes desafios que temos pela frente é viver bem nesta sociedade denominada pelos estudiosos de pós-moderna. Algumas de suas características peculiares como competitividade, consumismo, agressividade, perda de valores absolutos, relativização da verdade, etc., têm gerado indivíduos enfermos do ponto de vista da alma e dos relacionamentos.

A Capacidade de manter o foco está diretamente ligada á sua capacidade de autodisciplina. A ascensão ou queda da disciplina em sua vida resultará em sucesso ou fracasso, modificando o foco principal de sua vida.

Disciplina é o processo de treinamento projetado para produzir padrões específicos de comportamentos desejados, hábitos intencionais e atitudes que levarão à eficiência em várias áreas da vida.

Disciplina é o que você precisa para chegar aonde você deseja!

Cinco componentes da disciplina: 

Valores imutáveis: Quando você sabe que o crê é digno de honra você possui uma série de valores básicos que serão o fundamento para direcionar suas decisões e escolhas e ações;

Objetivos desafiadores;

Prioridades claras: A maioria das pessoas hoje possui prioridades indefinidas. Ao manter a atitude correta pelas razões certas, você estará mais inclinado a exercer a disciplina que precisa para conquistar o que planejou;

Persistência;

Inspiração Pessoal.

3. Capacidade para deixar um Legado

 No seu sentido mais básico, um legado é algo que passa de uma geração para outra. Esse legado pode se apresentar de várias formas, mas deve ser bom suficiente para durar.

Um bom legado:

Deve ser baseado em princípios.

Produz resultados duradouros

Deve ser aplicável á outras pessoas: Uma vez que é algo que deseja transmitir à outras gerações.

Deve atingir todas as áreas da vida.

Quer saber mais sobre o tema?

Acesse o link abaixo e preencha seus dados para participar da Série especial: Liderança e Comportamento, onde estaremos te comunicando por e-mail assim que tivermos novos conteúdos por aqui.

https://conteudo.apeck.com.br/lideraca-e-comportamento

por Eng. Thiago Peck
compartilhar Compartilhar LinkedIn Compartilhar Twitter Compartilhar Facebook
O Líder em Potencial: Não Existe Fórmula Mágica