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Lean Maintenance / Manutenção Enxuta

OBJETIVOS

Desenvolver a habilidade dos participantes para gerir processos de mudança da Cultura Atual da manutenção da empresa para a Cultura Lean; Identificar os desperdícios no processo de gestão da manutenção, no front office e back office e suas causas-raiz; Entregar o máximo de valor ao cliente, com o mínimo de recursos para o máximo de resultados e criar uma vantagem competitiva; Utilizar na manutenção e preparar a empresa para trabalhar com o menor custo e desperdício possível, de todo tipo de recursos, como materiais, recursos humanos, máquinas, tempo, energia e espaço; Executar projetos e planos de ação para redução ou eliminação de desperdícios e medidas para atingir os zero defeitos, zero falhas, zero acidentes, zero perdas e zero avarias.

 

O QUE SERÁ APRENDIDO / PROGRAMA

1. SENSIBILIZAÇÃO E A CULTURA DA MANUTENÇÃO LEAN

  • Porque manutenção enxuta (Lean Maintenance)?
  • Princípios Lean Thinking aplicado à manutenção.
  • As mudanças indispensáveis na empresa: O Lean e a melhoria contínua.
  • O Lean na organização e o trabalho padronizado.
  • Manutenção Lean e os 5S.
  • Manutenção Lean o Kaizen.
  • Manutenção Lean e TPM.
  • Manutenção Lean e Seis Sigma.

2. CONSTRUINDO A CULTURA LEAN NA MANUTENÇÃO

  • Transformação Lean na manutenção.
  • Ligando os projetos Lean manutenção com as estratégias da empresa.
  • Expectativas, prioridades, necessidades e “voz “ do cliente.
  • Enxergando valor pelos olhos do cliente.
  • Tarefas que agregam valor ao serviço e ao cliente.
  • Tarefas que só agregam custo ao serviço e ao cliente.
  • Perdas e desperdícios na manutenção.
  • Custos da não qualidade na manutenção.
  • Visão, missão e metas para resultados na manutenção Lean.

3. IDENFICANDO OPORTUNIDADES DE MELHORIA NA MANUTENÇÃO

  • Entendendo fluxo e fluxo de valor.
  • Mapeamento do Fluxo de Valor Operacional.
  • Mapeamento do Fluxo de Valor Administrativo.
  • Criando diferenciadores para as operações de manutenção.
  • Maximizando recursos na manutenção e na empresa.
  • Implementando projetos de Lean e Kaizen na manutenção.
  • Pensamento A3 – (Ciclo PDCA).
  • Just In Time (Fluxo Contínuo – FIFO – Kanban na manutenção).

4. LIDERANÇA LEAN

  • O que é a liderança modelo Lean?
  • Comparando a liderança tradicional com a liderança Lean.
  • O lado humano da mudança da manutenção Lean na empresa.
  • A liderança Lean e o desenvolvimento contínuo para a excelência.
  • Mudança exige aprendizado contínuo: Escola da manufatura.
  • Facilitador Lean: Como mudar uma Cultura?
  • Orientar e desenvolver outros: O educador na liderança Lean.
  • Kaizen e liderança Lean para resultados de melhoria.
  1. GESTÃO VISUAL NA MANUTENÇÃO LEAN.
  2. AS DEZ MELHORES PRÁTICAS DO LEAN NA MANUTENÇÃO.
  3. DEZ ARMADILHAS A SEREM EVITADAS NA MANUTENÇÃO LEAN.
  4. AVALIAÇÃO DE RESULTADOS DO LEAN NA MANUTENÇÃO.

 

QUEM DEVE PARTICIPAR

Gerentes, coordenadores, supervisores, facilitadores do Lean Thinking, analistas de melhoria de processos, líderes de grupos de melhoria, consultores internos de excelência operacional e profissionais que atuam ou pretendem atuar em projetos de melhoria da manutenção e gestão de ativos nas empresas com o objetivo de redução de custos.

 

PALESTRANTE

PROF. CELSO PECK DO AMARAL, MS. ENG.

Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC. Especialista em Administração Industrial e Engenharia de Manutenção pela UFPR. Engenheiro Mecânico pela FEI. Diretor presidente da Apeck Consultores. Atuou nas áreas de engenharia e manutenção por 12 anos na Festo Automação, em trabalhos de consultoria em empresas nacionais e multinacionais. Especialista na implantação de métodos e técnicas para maximizar resultados, como TPM - Total Productive Management, Lean Maintenance e Lean Manufacturing. Conferencista e professor universitário em cursos de pós graduação da Estação Business School, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR e Universidade UniCesumar. Professor da Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos – ABRAMAN, sendo o responsável pelos cursos Gestão de Manutenção Classe Mundial e Manutenção Produtiva Total - TPM. Com mais de 20 anos como consultor industrial, vem implantando metodologias e treinamento, entre outras, nas empresas: Petrobras, Vale, Copel, Renault, Votorantim, Tupy, Bunge, Electrolux, Marilan, Coca Cola, Copacol, C. Vale, Lar e Copagril. Já trabalhou em mais de 180 projetos de aumento da produtividade, redução de custos e melhoria de resultados industriais.

 

CARGA HORÁRIA E HORÁRIO

- 16 horas/aula em dois dias.
- Das 08h30minh as 17h30minh

 

TAXA DE INSCRIÇÃO POR PARTICIPANTE

- R$2.100,00

 5% para 3 (três) ou mais inscrições da mesma empresa. 5% de desconto para associados da ABRAMAN.

Observação:

Os descontos podem ser acumulativos, com comprovação de filiação a ABRAMAN. A taxa de inscrição inclui material de apoio, apostila e coffee-break. Não está incluído transporte, alimentação e hospedagem.

 

CERTIFICADO

Será fornecido certificado aos participantes que tiverem 100% de frequência no curso.

 

METODOLOGIA E MATERIAL DIDÁTICO

- O curso será expositivo, com auxílio da multimídia, filmes, estudos de caso e exercícios de aplicação prática da Gestão da Manutenção a fim de ajudar na fixação dos conceitos.
- Será fornecido aos participantes, apostila e material de apoio complementar referente aos assuntos abordados e outros para pesquisa.

 

DATA E LOCAL DO CURSO

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INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

- Tel.: (41)3319-2402 ou (41)3319-5700 ou Cel.: (41)99992-2425 com Thiago

- e-mail: cursos@apeck.com.br

Inscreva-se já!

 

CANCELAMENTO:

As inscrições só poderão ser canceladas até, no máximo, 05 (cinco) dias úteis antes do início do curso, porém não haverá devolução de valores pagos. Poderá haver substituição por outro participante, quando se tratar de colaborador da mesma empresa ou grupo, desde que comunicado com devida antecedência por e-mail.

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