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Liderança Lean - O Líder Transformador

1. APRESENTAÇÃO

Ao olhar para as teorias modernas de liderança encontramos pouco material sobre estratégias especificas para a formação de lideranças para a área de manutenção das empresas, mas o desafio de treinar líderes para estas áreas é sempre presente e necessário.

O conhecimento técnico e o desenvolvimento profissional ainda contam, mas as aptidões necessárias para ser um Líder Transformador podem e devem ser desenvolvidas, e as empresas de excelência, cientes disso, buscam profissionais que estejam dispostos a aprimorar seu perfil profissional e emocional, a fim de estarem aptos a despertar o comprometimento e envolvimento de suas equipes para melhores resultados.

Assim, partindo da premissa de que um grande número de líderes da manutenção iniciaram sua vida profissional por meio de cursos técnicos ou de engenharias, que não tem foco na gestão de pessoas, o curso trás ferramentas para que os participantes possam reconhecer e avaliar suas competências e aptidões para líderes em potencial, bem como se preparar para assumir nova postura como Líder Transformador em suas empresas.

 

2. OBJETIVOS

Discutir o novo perfil da liderança da manutenção, face às mudanças nas organizações e ABNT ISO 55001:2014. Capacitar o participante e fornecer instrumentos para a compreensão que a gestão dessa área na empresa deve ser entendida em suas duas dimensões, a racional (estratégia, processos e estrutura) e a emocional (pessoas, liderança e cultura), que são articuladas pela visão de futuro, motivação de equipes e conquista de metas (resultados).

 

3. O QUE SERÁ APRENDIDO

- O LÍDER E A MANUTENÇÃO FUNÇÃO ESTRATÉGICA

  • Breve histórico da manutenção.
  • A formação dos profissionais da manutenção.
  • As expectativas da empresa e as competências necessárias à função de líder.
  • Perfil técnico versus perfil de gestor.
  • A necessidade da melhoria contínua.
  • Posicionamento assertivo do líder na busca de resultados.


- REDEFININDO OS CONCEITOS

  • Quebrando paradigmas e mitos sobre liderança.
  • Desmascarando as teorias.
  • Conceitos básicos de liderança.
  • Fatores que influenciam na formação das pessoas.
  • Levantando o moral de equipes.
  • Como um grupo torna-se uma equipe com ajuda do líder.


- GESTOR, LÍDER OU DIRIGENTE

  • Conceito de gestor, líder e dirigente.
  • Traços comuns aos dirigentes.
  • O comportamento do dirigente.
  • Visão de futuro e o trabalho em equipe.
  • Relacionamento mobilizador.
  • Negociação e gestão de conflitos.
  • Liderança coach e o desenvolvimento da equipe.
  • Como treinar pessoas: com foco em metas/resultados.


-AVALIAÇÃO E TREINAMENTO DE PESSOAS

  • Como avaliar pessoas.
  • Compreendendo os conflitos de uma equipe.
  • Como tirar proveito da diversidade de pensamentos.
  • Conflito como ferramenta de melhoria e crescimento.
  • Como identificar líderes em potencial.
  • Processos de mudança comportamental: É possível mudar.


- A LIDERANÇA RACIONAL DA MANUTENÇÃO

  • A estratégia e o planejamento estratégico da manutenção.
  • O que é gerenciar a manutenção.
  • Qualidade e produtividade na manutenção.
  • Delegação como fator de produtividade e desenvolvimento da equipe.
  • O padrão ideal do desempenho da equipe de manutenção.
  • Gerenciamento da rotina do trabalho de manutenção.
  • A gestão da manutenção como ferramenta de melhoria das relações interpessoais.


- LIDERANÇA EMOCIONAL DA MANUTENÇÃO

  • Características de um líder.
  • Estilos de liderança.
  • O Processo de auto avaliação.
  • Priorizar e delegar tarefas: Gerenciamento através de processos.
  • Percepção da equipe sobre o clima e impacto nos resultados.
  • Como criar um clima desafiador para melhoria contínua.
  • Cultura de feedback de desempenho.
  • Feedback como ferramenta de liderança.

 

4. PÚBLICO ALVO

Gerentes, coordenadores, supervisores e demais lideranças de turno, das áreas de produção, manutenção, qualidade, RH e treinamento, bem como pessoas que estão sendo preparadas para ocupar cargos de liderança de equipes industriais.

 

5. CARGA HORÁRIA

16 horas em dois dias

 

6. METODOLOGIA E MATERIAL DIDÁTICO

O curso será expositivo com auxílio de multimídia e filmes, com estudos de caso e exercícios de aplicação prática na apresentação dos conceitos, podendo ser utilizado exemplos da própria empresa durante o desenvolvimento dos trabalhos em equipe. O curso está dividido em parte teórica e exercícios, que serão realizados individualmente e em dinâmica de grupo ao final de cada assunto apresentado, a fim de ajudar na fixação dos conceitos.

 

7. TAXA DE INSCRIÇÃO POR PARTICIPANTE

- R$1.950,00

 5% para 3 (três) ou mais inscrições da mesma empresa. 5% de desconto para associados da ABRAMAN.

Observação:

Os descontos podem ser acumulativos, com comprovação de filiação a ABRAMAN. A taxa de inscrição inclui material de apoio, apostila e coffee-break. Não está incluído transporte, alimentação e hospedagem.

 

8. DATA E LOCAL DO CURSO

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9. INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

- Tel.: (41)3319-2402 ou (41)3319-5700 ou Cel.: (41)99992-2425 com Thiago

- e-mail: cursos@apeck.com.br

Inscreva-se já!

 

10. CANCELAMENTO:

As inscrições só poderão ser canceladas até, no máximo, 05 (cinco) dias úteis antes do início do curso, porém não haverá devolução de valores pagos. Poderá haver substituição por outro participante, quando se tratar de colaborador da mesma empresa ou grupo, desde que comunicado com devida antecedência por e-mail.

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